Santas Missões no Espírito Santo


Chegamos na noite do dia 05 de Julho na Paróquia São Francisco de Assis em Vila Velha, e ao descermos do ônibus o Pe. Hiller, pároco diocesano, já nos esperava junto as pessoas da paróquia. Cantamos algumas musicas de recepção e logo fomos jantar.

A missão começou no dia 07 com a Santa Missa de envio dos missionários. O pregador oficial foi o Pe. Fábio Vanderlei do IVE, que contou com a colaboração de 63 religiosos, sendo três sacerdotes. Treze seminaristas vieram do seminário da Argentina especialmente para esse trabalho. Houve também participação fantástica dos jovens da paróquia. Abrindo a Santa Missão três irmãs do instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará receberam seus hábitos religiosos deixando as vestes seculares para se revestirem como esposas de Cristo e receberem também o nome da Santíssima Virgem MARIA.




As visitas

Durante todos os dias de missão os missionários passavam de casa em casa abençoando-as, convidando as pessoas para ir a Paróquia e principalmente perguntando se todas as pessoas tinham os sacramentos, que será a preocupação principal da Missão.

Atividades

A catequese era dada pelas irmãs servidoras. Havia também um grupo de missionários que era encarregado de atividades com as crianças da paróquia onde os missionários ensinavam sobre a vida de Cristo, da Virgem Maria, dos Santos e também havia muitas brincadeiras e diversões. Sempre terminavam o dia rezando e cantando se consagravam a Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado do Espírito Santo. Um outro grupo de missionários também estive com os jovens que, durante o dia, acompanhavam nas visitas de casas e à noite havia um encontro com palestras, orações, e filmes para incentivá-los à busca da santidade e até mesmo responder dúvidas de vocações. Todos os dias havia a procissão às 06h30min onde se rezava o “terço da aurora” e depois ás sete e meia a Santa Missa com os missionários; todas as noites também haviam procissões que saiam de uma comunidade até a paróquia. Antes da Santa Missa os missionários davam pequenas palestras para o povo a respeito dos mandamentos, cada dia era um mandamento e após a Santa Missa os missionários faziam apresentações de músicas e teatro, para mostrar a alegria de ser cristão e consagrado a Deus.
A missão sem dúvidas teve muitos frutos, muitos nós não podemos ver, pois frutifica na alma das pessoas, mas teve alguns fruto que nós vimos e somos testemunhas, a conversão, especialmente através da confissão, e o entusiasmo dos cristãos.”



Também pudemos constatar a conversão de alguns protestantes; “depois da visita de dois missionários na casa da família, durante a noite do mesmo dia eles ficaram em oração perguntando a Deus qual era a verdadeira Religião”testemunhava um missionário, “e na manhã seguinte com total certeza foram na paróquia para pedir o batismo católico”.

A Santa Missa de encerramento foi no Domingo com Dom Luiz Mancilha que é bispo de Vila Velha. A Missa foi precedida por uma linda procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Penha e introdução da cruz da Santa Missão na Praça da Matriz. O povo ficou muito feliz, muitos emocionados ao se despedir dos missionários, e já esperavam uma próxima santa missão.

Agradecemos à Deus pelo bom êxito da missão e da nossa viagem e continuamos rezando para que a missão continue a dar muitos frutos.



Sem. Mateus Mendes