XI Jornada da Juventude “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4,4)




Com a graça de Deus realizou-se no Seminário Maior com a colaboração da família religiosa do Verbo Encarnado e participação de mais de 200 jovens.

Dias do Evento
Em todos os dias 17 e 18, houve muitas atividades, onde as principais foram Plenárias, Workshop, Santo Terço, Santa Missa, Adoração perpétua e confissão.

Espiritualidade da Jornada
É um evento que quer levar o jovem a um contato mais intimo com Cristo. Isto se dá de maneira concreta através dos sacramentos. Durante todo o evento, três ou quatro sacerdotes estavam dispostos e preparados para atender confissões e, ademais,  direcionar o jovem em seu discernimento vocacional e em sua vida. Também durante o evento o Santíssimo Sacramento ficou exposto para que os jovens pudessem em um momento de recolhimento e silêncio escutar a voz de Deus que clama em seus corações.

Palestras (Plenárias e Workshop)
Durante todo o evento, tivemos palestras centrais, chamadas “Plenária” e Palestras Paralelas: “workshop”, na qual os jovens escolhiam a palestra que queriam participar.

Assunto de Plenária
Na primeira plenária, o palestrante Pe. Osvaldo Acosta falou sobre o tema da Jornada da Juventude, “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4,4) e sobre a cultura da morte implantada em nosso país.
Na segunda plenária, o Pe. Fábio Vanderlei falou sobre a direção espiritual, explicando o que é, as atitudes do diretor e do dirigido, a necessidade da direção e o discernimento vocacional feito na direção.
Depois, o Prof. Felipe Néri falou sobre a vitória da castidade no namoro e no casamento, e também falou um pouco sobre a ideologia de gênero (homossexualismo, união homossexual, feminismo etc.).
No final de cada plenária, os palestrantes abriram espaço para perguntas, o que pôde fazer com que muitos jovens tirassem suas dúvidas.

Workshop
Durante o workshop muitas palestras ocorrem ao mesmo tempo, deixando a dispor do jovem a escolha da palestra a que quer participar. Os temas de workshop foram: Vocação (Pe. Andrés Furlan e Pe. Maciel Silva), Cultura da vida X Cultura da morte (Ir. Maria Sponsa Spiritus Sancti), A influência negativa dos meios de comunicação (Seminarista Carlos Gonçalves), ideologia de gênero (Prof. Felipe Néri), Ser santos hoje - podemos ser guias de nós mesmos? (Pe. Osvaldo Acosta). Também, no final de cada palestra, os palestrantes abriam espaços para perguntas dos jovens.

XI Jornada da Juventude e Jornada Mundial da Juventude RIO 2013

Esta Jornada da Juventude também foi uma preparação para a JMJ que vai acontecer no Rio de Janeiro, no ano que vem. Incentivar, entusiasmar e alegrar o jovem para este grande e importante evento que provoca expectativas surpreendentes para o futuro da Igreja e renovação da fé em nosso querido país.