MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI

PARA A XXVIII JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
NO RIO DE JANEIRO, EM JULHO DE 2013

«Ide e fazei discípulos entre as nações!» (cf. Mt 28,19)
Convido a vos preparardes para a Jornada Mundial do Rio de Janeiro, meditando desde   já sobre o tema do encontro: «Ide e fazei discípulos entre as nações» (cf. Mt 28,19). Trata-se da grande exortação missionária que Cristo deixou para toda a Igreja e que permanece atual ainda hoje, dois mil anos depois. Agora este mandato deve ressoar fortemente em vosso coração. O ano de preparação para o encontro do Rio coincide com o Ano da fé, no início do qual o Sínodo dos Bispos dedicou os seus trabalhos à «nova evangelização para a transmissão da fé cristã». Por isso me alegro que também vós, queridos jovens, sejais envolvidos neste impulso missionário de toda a Igreja: fazer conhecer Cristo é o dom mais precioso que podeis fazer aos outros"

Cristo- Rei do Universo


Desde o anúncio de seu nascimento, o Filho unigênito do Pai, nascido da Virgem Maria, é definido" rei " no sentido messiânico, ou seja, o herdeiro do trono de David, segundo as promessas dos profetas, para um reino sem fim (cf. Lc 1, 32-33). A realeza de Cristo permaneceu totalmente escondida até seus 30 anos, passados ​​em uma vida comum em Nazaré.
Depois, durante sua vida pública... Ler mais

XI Jornada da Juventude “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4,4)




Com a graça de Deus realizou-se no Seminário Maior com a colaboração da família religiosa do Verbo Encarnado e participação de mais de 200 jovens.

Dias do Evento
Em todos os dias 17 e 18, houve muitas atividades, onde as principais foram Plenárias, Workshop, Santo Terço, Santa Missa, Adoração perpétua e confissão.

Espiritualidade da Jornada
É um evento que quer levar o jovem a um contato mais intimo com Cristo. Isto se dá de maneira concreta através dos sacramentos. Durante todo o evento, três ou quatro sacerdotes estavam dispostos e preparados para atender confissões e, ademais,  direcionar o jovem em seu discernimento vocacional e em sua vida. Também durante o evento o Santíssimo Sacramento ficou exposto para que os jovens pudessem em um momento de recolhimento e silêncio escutar a voz de Deus que clama em seus corações.

Palestras (Plenárias e Workshop)
Durante todo o evento, tivemos palestras centrais, chamadas “Plenária” e Palestras Paralelas: “workshop”, na qual os jovens escolhiam a palestra que queriam participar.

Assunto de Plenária
Na primeira plenária, o palestrante Pe. Osvaldo Acosta falou sobre o tema da Jornada da Juventude, “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4,4) e sobre a cultura da morte implantada em nosso país.
Na segunda plenária, o Pe. Fábio Vanderlei falou sobre a direção espiritual, explicando o que é, as atitudes do diretor e do dirigido, a necessidade da direção e o discernimento vocacional feito na direção.
Depois, o Prof. Felipe Néri falou sobre a vitória da castidade no namoro e no casamento, e também falou um pouco sobre a ideologia de gênero (homossexualismo, união homossexual, feminismo etc.).
No final de cada plenária, os palestrantes abriram espaço para perguntas, o que pôde fazer com que muitos jovens tirassem suas dúvidas.

Workshop
Durante o workshop muitas palestras ocorrem ao mesmo tempo, deixando a dispor do jovem a escolha da palestra a que quer participar. Os temas de workshop foram: Vocação (Pe. Andrés Furlan e Pe. Maciel Silva), Cultura da vida X Cultura da morte (Ir. Maria Sponsa Spiritus Sancti), A influência negativa dos meios de comunicação (Seminarista Carlos Gonçalves), ideologia de gênero (Prof. Felipe Néri), Ser santos hoje - podemos ser guias de nós mesmos? (Pe. Osvaldo Acosta). Também, no final de cada palestra, os palestrantes abriam espaços para perguntas dos jovens.

XI Jornada da Juventude e Jornada Mundial da Juventude RIO 2013

Esta Jornada da Juventude também foi uma preparação para a JMJ que vai acontecer no Rio de Janeiro, no ano que vem. Incentivar, entusiasmar e alegrar o jovem para este grande e importante evento que provoca expectativas surpreendentes para o futuro da Igreja e renovação da fé em nosso querido país.




Campeonato Frei Galvão



A

Abertura do Campeonato
conteceu no dia 27 de Outubro, mais um apostolado do Seminário Menor junto aos coroinhas o Campeonato Frei Galvão. E, em um belo clima de Festa, todos os jogos começaram, como sempre, com uma pequena palestra feita pelo Bedel Reinaldo (Seminarista Maior auxiliar do Pe. Maciel, Reitor), que falou um pouco sobre a pureza do Corpo e da Alma.
Depois, teve um pequeno momento de consagração a Nossa Senhora, e, como jovens brasileiros, cantamos o Hino Nacional.  Por fim, para iniciar os jogos, a Benção de Deus, através das mãos sacerdotais do Pe. Maciel, Reitor do Seminário.
            Desta vez o campeonato reuniu três paróquias, Verbo Encarnado, Divino Espírito Santo e São Miguel Arcanjo, que, com todas as suas virtudes lutaram por um troféu incorruptível que é o céu, pois, por mais que um troféu de lata ou ouro tenham um valor, não são comparados ao troféu que nos foi dado por Cristo na Cruz.
            No final do Campeonato, tivemos uma equipe vencedora dos jogos, mas sem dúvida, todas as equipes foram vencedoras em virtudes, e isso nos alegra muito. E como em todo campeonato, neste, a paróquia que levantou o troféu de primeiro lugar, foi São Miguel Arcanjo, a paróquia que participou do primeiro campeonato no Seminário Menor. Por Tudo isto damos graças a Deus.
Equipe Campeã
Sem. Djalma Rodrigo

Festa do Beato João Paulo II

Santa Missa da festa do Beato

A
conteceu no dia 22 de Outubro, no Instituto do Verbo Encarnado, Província Nossa Senhora Aparecida, a Festa do Beato João Paulo Magno.  A cerimônia  iniciou-se com uma procissão que saiu do convento das “Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará” até o Seminário Maior “Beato José de Anchieta”, onde houve uma missa solene presidida pelo superior provincial Pe. Aníbal Karan.
            Após a Santa Missa houve um momento de Eutrapélia (ou seja, de recreação), onde os seminaristas puderam ter um momento de vida comunitária. Logo após a Eutrapélia toda a rama masculina do Instituto reuniu-se num almoço festivo.
            À tarde deu-se um momento de esporte, onde os seminaristas puderam jogar um futebol bem do jeito IVE, alegria e caridade.
            Nós, seminaristas, agradecemos a Deus por este lindo dia e pedimos a Intercessão do Beato João Paulo II para que sempre a nossa província possa crescer e dar grandes frutos à Santa Igreja.
Veneração a Imagem e Reliquia do Beato
Sem. Djalma Rodrigo





MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI
NO DIA DE TODOS OS SANTOS

Milhares de fiéis e peregrinos participaram do Angelus deste domingo, na Praça São Pedro, conduzido por Bento XVI, dia em que a Igreja no Brasil celebra a Solenidade de Todos os Santos.

O Papa destacou que este domingo nos repropõe o ensinamento de Jesus sobre o mandamento do amor, que é duplo: amar a Deus e amar o próximo...

O purgatório de Dante


Finados – A memória dos Fieis Defuntos

Chama-se Igreja a associação daqueles que acreditam em Jesus Cristo. A Igreja está dividida em três grupos. Triunfante: aqueles que já se salvaram e estão no céu. A Igreja Militante: aqueles que estão na terra lutando para fazer o bem e evitar o mal. E a Igreja purificante: os que estão no purgatório purificando-se de seus pecados, manchas que desfiguram a sua alma, e que impossibilitam uma união total e pura com Deus.
O Catecismo da Igreja Católica, publicado pelo nosso querido Beato João Paulo II em 1992, é um texto máxima autorizado para todos os católicos do mundo e diz cinco coisas sobre o Purgatório:... Ler mais

Halloween, o que é?

Nos últimos anos, começou a fazer furor entre os mediterrâneos e latino-americanos que esquecem suas próprias e ricas tradições para adotar a abóbora iluminada. No Hallowe’em (do All hallow’s eve), literalmente a Véspera de Todos os Santos, a lenda anglo-saxônica diz que é fácil ver bruxas e fantasmas. Os meninos se disfarçam e vão - com uma vela introduzida em uma abóbora esvaziada em que se fazem incisões para formar uma caveira - de casa em casa. Quando se abre a porta gritam: “trick or treat” (doces ou travessuras) para indicar que farão uma brincadeira de mau gosto a quem não os dê uma espécie de gorjeta em guloseimas ou dinheiro... Ler mais