Os Jogos Florais





Os jogos florais são competições entre equipes de seminaristas que se realizam uma vez ao ano. O período varia entre 15 dias a um mês. São realizados jogos olímpicos, intelectuais, artísticos e muitos outros. São necessários para a formação competitiva dos seminaristas: “... Temos que entusiasmar os seminaristas para que aprendam a ter verdadeira fibra competitiva. Mas, sobretudo, deve-se lembrar do bom espírito, que não é outra coisa que viver bem a caridade e a alegria”. (Diretório Cap. 3, art. 5).

Durante alguns dias nós seminaristas menores vivemos um grande momento, onde em um espírito de Caridade e muita alegria pudemos estar praticando as virtudes e vivendo a caridade e a alegria, tivemos os Jogos Florais , este ano com o tema” ano da Fé”. Teve por padroeiros os Padres defensores da fé Santo Agostinho e São Jerônimo que foram os patronos das equipes..
os Jogos Florais são jogos entre seminaristas em meio de suas atividades ordinárias do seminário. Os seminaristas são divididos em equipes, que lutam pela vitória. Como toda competição os jogos florais são composto por atividades físicas, atividades intelectuais e culturais-artísticas.
Nós tivemos no primeiro dia de jogos muito trabalho e força, o “cabo de guerra’ e abertura solene dos jogos. Mas não é só isso: futebol, vôlei, tênis, ping-pong, salto a distância, arremesso de dardo e de pêso, passa ou repassa (com muita torta na cara), competições de vocabulários em outras línguas, inglês, espanhol e latim, conhecimentos gerais, gramática e interpretação de texto, teatro e por último a gincana maluca (momento de maior cansaço físico, pois é todo um trajeto feito pelos seminaristas onde eles têm que passar por vários obstáculos, como passar pela lama e ir correndo pegar bolinhas de ping-pong espelhadas pelo chão).

Foi um grande jogo... Mas como toda competição, apenas uma equipe foi a campeã, e neste ano a campeã foi a equipe Santo Agostinho. Mas, o mais importante é que, aqui, todos levam prêmio: a alegria e a caridade vivida durante o evento, além disso, o conhecimento artístico e intelectual que se conquista durante os jogos não tem preço.
Agradecemos a Deus e a Virgem Maria pelas Graças alcançadas nestes jogos e esperamos que o próximo ano possa nos ajudar cada vez mais a crescer neste espírito de caridade, vida comunitária e muita alegria.

Sem. Djalma Rodrigo