FESTA DE NOSSA SENHORA DE LUJÁN "Padroeira do IVE"




TEMOS QUE MARIANIZAR NOSSA VIDA

Fruto da consagração a Santíssima Virgem e conseqüência natural é o marianizar toda a vida. Para isso é preciso, em primeiro lugar, fazer tudo por Maria, o qual nos indica o meio, e tal é a fusão de intenções. Nada terá que a Mãe de Deus se reserve para si, mas sim em tudo nos diz e ensina como aos servidores de Caná, fazei tudo o que Ele vos disser. (Jo 2,5).

Em segundo lugar, terá que fazer tudo com Maria, no qual se expressa a companhia e o modelo que deve guiar “todas nossas intenções, ações e operações” , posto que Ela é a obra mestra de Deus. Aqui, pois, nos mostra o que devemos imitar. Se o Apóstolo dizia Tornai-vos os meus imitadores como eu o sou de Cristo (1 Cor 11,1), com maior razão poderá afirmar-se isto da Virgem, em quem tem feito maravilhas o Todo-poderoso, cujo Nome é santo!  “Enquanto que a Igreja na Santíssima Virgem já chegou à perfeição, por isso se apresenta sem mancha nem ruga, os fiéis… levantam seus olhos para Maria, que brilha ante toda a comunidade dos eleitos como modelo de virtudes”  .

Em terceiro lugar, é necessário obrar em Maria, vale dizer, em íntima união com Ela, e com isto se mostra a permanência e unidade que tem que dar-se entre o consagrado e a Mãe de Deus.O que ama está no amante: tal é a propriedade do amor ardente, que tende de sí a uma mútua compenetração, cada vez mais profunda e mais sólida. Deste modo se imita ao Verbo Encarnado, que quis vir ao mundo e habitar no seio da Maria durante nove meses, e se faz efetivo seu mandato e doação póstuma: Disse ao discípulo: Eis aqui a sua Mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa (Jo 19,27).