O INCRÍVEL TESTEMUNHO DE UMA MÃE


Impressionante relato de Dna. Fátima, mãe do Pe. Danilo Magela, missionário em Khabarovsck na Rússia em entrevista realizada pelo sem. Djalma Rodrigo:  Ouvir


Entrevistador: Como é ter um filho sacerdote?
Dona Fátima: É muito difícil expressar em palavras o que eu sinto.  Sei que é uma graça muito grande, e me sinto muito feliz com isso, porque sendo eu tão pequenina diante de Deus, tenho a graça de poder ofertar meu filho para Ele. Todos os dias, em minhas orações da noite, digo a Deus cheia de gratidão: “Eu não sou digna de poder ter gerado um filho para Ti, somente para o Senhor, para se dedicar exclusivamente ao vosso serviço.”

Entrevistador: E por que a senhora acha que Deus a escolheu para ser mãe de um sacerdote?
Dona Fátima: Eu sempre estive engajada nos movimentos da igreja. Em toda minha vida sempre me dediquei a isso com muito amor. E por eu gostar tanto de trabalhar para a Igreja, Deus pediu um pouco mais de mim, que Lhe doasse também o meu filho.

Entrevistador: Como a senhora encara a missão de mãe de um sacerdote?
Dona Fátima: Antes de mais nada, sei que meu filho é muito mais de Deus do que meu! Tive a graça de gerá-lo e educá-lo, mas uma mãe não cria os filhos para si, mas sim para o mundo, ou melhor, para a missão que Deus quer que eles cumpram no mundo. Cada um escolhe o caminho que vai seguir de acordo com sua vocação. Por exemplo, para meu filho Deus deu a vocação sacerdotal e para minha filha a vocação matrimonial.
Entrevistador: Como Deus responde a essa entrega do filho da senhora para Ele?
Dona Fátima: Só sendo mãe de um sacerdote para saber a alegria que eu sinto. É impossível expressar em palavras o quanto Deus se faz presente em minha! Eu tenho recebido inumeras graças de Deus, por causa deste meu despojamento do meu filho. Deus sabe o quanto é difícil para uma mãe entregar seu filho.
Entrevistador: E nos momentos de saudade o que a senhora faz?
Dona Fátima: Sem dúvidas que sinto saudades. Meu filho está na Rússia agora, e sinto saudades dele, mas eu não choro de saudades do meu filho, porque eu tenho o consolo de Deus. Consola-me saber que ele está lá trabalhando pela salvação das almas. Tantas pessoas estão sendo beneficiadas pelo sacerdócio do meu filho: Tantas almas libertas da vida de pecado, tantos doentes ele está visitando. Pois sabemos que este é o carisma do Instituto do Verbo Encarnado, ir onde a Igreja mais precisa, onde estão os mais carentes. E se eu não posso ir até lá, graças a Deus o meu filho pode.

Entrevistador: Então a senhora acredita que a mãe de um sacerdote ou de um vocacionado participa desta ação de Deus exercida através dos filhos?
Dona Fátima: Com toda certeza!

Entrevistador: O que a senhora tem a dizer para as mães que não entendem a vocação de seus filhos para a vida sacerdotal e religiosa, e acabam colocando obstáculos e muitas vezes impedindo que seus filhos entrem para o seminário?
Com Dom Fernando na cerimônia de ordenação
Dona Fátima: Não impeçam seus filhos, porque é uma graça muito grande. Tenham certeza que Deus dará o consolo, que essa saudade será repleta de amor. As mães dos sacerdotes devem saber que estão colaborando com a salvação do mundo.

Entrevistador: Como foi quando a senhora recebeu a notícia de que seu filho iria para fora do Brasil?
Dona Fátima: Ele me disse todo contente que havia sido destinado para a Itália, para terminar lá seus estudos. E eu me alegrei com ele, pois eu sabia que ele queria muito ir para fora do Brasil. A felicidade de uma mãe é ver o filho feliz.

Entrevistador: Como é para a senhora ter um filho na Rússia, sabendo de todas as dificuldades como idioma, cultura, clima, que ele enfrenta para poder salvar as almas?

Dona Fátima: Sinto muita alegria, vejo a providencia de Deus em cada dificuldade que meu filho supera. Já está conseguindo ler em russo e concelebrar nas Santas Missas. E cada etapa superada que ele me conta, eu me alegro e o estimulo para seguir em frente.

Entrevistador: O que a senhora tem a dizer sobre o Padre Danilo Magela?
Dona Fátima: Vejo que ele esta sendo um sacerdote santo.

Familiares em visita ao Seminário Menor com Pe. Maciel
Entrevistador: Para encerrar o que a senhora tem para dizer para os seminaristas menores e para os jovens que pensam em ingressar no seminário menor?

Dona Fátima: Sejam perseverantes, pois servir a Deus é uma missão difícil, devem superar as tentações, que nós sabemos que existem, e superar todas as dificuldades. Lembrem-se sempre que servir a Deus é muito gratificante, e nunca se esqueçam do que vocês chegaram a ser, do quanto serão úteis para a salvação das almas. Vocês serão responsáveis pela salvação de muitas almas, pois serão sacerdotes, serão representantes de Jesus para muitas pessoas necessitadas deste mesmo Jesus.

Entrevistador: Muito obrigado Dona Fátima por esta entrevista.
Dona Fátima: Eu é que agradeço, e peço a todos que lerem essa entrevista que rezem, não somente pelo Padre Danilo Magela, mas também por todos os vocacionados, por todos os sacerdotes e religiosos missionários no mundo inteiro, pois todos nós precisamos muito deles.

Ler entrevista completa
ouvir audio



FESTA NA ESCOLA JOAQUIM CRUZ




           Os seminaristas participaram da festa em homenagem as mães na Escola Joaquim Alvares Cruz, na Barragem, e puderam partilhar um pouco da alegria e do carisma do nosso Instituto através da música.
Foram momentos, realmente, entusiasmantes e não queríamos parar de tocar.




FESTA DE NOSSA SENHORA DE LUJÁN "Padroeira do IVE"




TEMOS QUE MARIANIZAR NOSSA VIDA

Fruto da consagração a Santíssima Virgem e conseqüência natural é o marianizar toda a vida. Para isso é preciso, em primeiro lugar, fazer tudo por Maria, o qual nos indica o meio, e tal é a fusão de intenções. Nada terá que a Mãe de Deus se reserve para si, mas sim em tudo nos diz e ensina como aos servidores de Caná, fazei tudo o que Ele vos disser. (Jo 2,5).

Em segundo lugar, terá que fazer tudo com Maria, no qual se expressa a companhia e o modelo que deve guiar “todas nossas intenções, ações e operações” , posto que Ela é a obra mestra de Deus. Aqui, pois, nos mostra o que devemos imitar. Se o Apóstolo dizia Tornai-vos os meus imitadores como eu o sou de Cristo (1 Cor 11,1), com maior razão poderá afirmar-se isto da Virgem, em quem tem feito maravilhas o Todo-poderoso, cujo Nome é santo!  “Enquanto que a Igreja na Santíssima Virgem já chegou à perfeição, por isso se apresenta sem mancha nem ruga, os fiéis… levantam seus olhos para Maria, que brilha ante toda a comunidade dos eleitos como modelo de virtudes”  .

Em terceiro lugar, é necessário obrar em Maria, vale dizer, em íntima união com Ela, e com isto se mostra a permanência e unidade que tem que dar-se entre o consagrado e a Mãe de Deus.O que ama está no amante: tal é a propriedade do amor ardente, que tende de sí a uma mútua compenetração, cada vez mais profunda e mais sólida. Deste modo se imita ao Verbo Encarnado, que quis vir ao mundo e habitar no seio da Maria durante nove meses, e se faz efetivo seu mandato e doação póstuma: Disse ao discípulo: Eis aqui a sua Mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa (Jo 19,27).

Festa da Graça Fundacional



No dia 03 de Maio celebramos o dia da Graça Fundacional, dia em que o Pe. Carlos Miguel Buela recebeu a inspiração de Deus para a fundação do Instituto do Verbo Encarnado com o carisma de inculturar o Evangelho em todas as nações.
 Pelo carisma próprio do Instituto, todos seus membros devem trabalhar em suma docilidade ao Espírito Santo e dentro da figura de Maria, a fim de conduzir para Jesus Cristo todo o autenticamente humano, inclusive nas situações mais difíceis e nas condições mais adversas.
Para isso, pedimos a graça de saber como obrar, em concreto, para prolongar a Cristo nas famílias, na educação, nos meios de comunicação, nos homens de pensamento e em toda outra legítima manifestação da vida do homem.
É o dom de fazer que cada homem seja "como uma nova Encarnação do Verbo", sendo essencialmente missionários e Marianos.
Em virtude de nosso carisma, a missão, recebida do fundador, e sancionada pela Igreja, é levar a plenitude as consequências da Encarnação do Verbo, que "é o compêndio e a raiz de todos os bens", em especial, ao amplo mundo da cultura, ou seja, à "manifestação do homem como pessoa, comunidade, povo e nação".
Pedimos a Deus fidelidade ao carisma a todos os membros do IVE no mundo inteiro e pedimos também por Pe. Buela nosso Fundador.