Instituto do Verbo Encarnado Comemora 30 anos



O "IVE" completa 30 anos de missão pelo mundo,
conheça um pouco o nosso fundador Pe. Carlos Buela.


O Padre Carlos Miguel Buela nasceu na cidade de Buenos Aires no dia 4 de abril de 1941 no seio de uma família profundamente religiosa. Recebeu sua primeira comunhão na Paróquia São Bartolomeu Apóstolo, no dia 8 de dezembro de 1949, dia da Imaculada Conceição, momento do qual se recorda dizendo: «Recebemos pela primeira vez o Corpo, Sangue, Alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Um momento inefável!».

Ingressou no Seminário de Vila Devoto (Buenos Aires) em 1964 e terminou seus estudos no Seminário São Carlos Borromeu da cidade de Rosário. Foi ordenado sacerdote em 7 de outubro de 1971 na cripta do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes dos Lugares Santos (Buenos Aires) e no dia seguinte cantava  sua primeira missa no «Camarim» (capela principal na Basílica) da Virgem de Luján. Diz ele: “Com o rigor da verdade, o sacerdote se pendura na Hóstia que eleva”. Intenso foi seu trabalho de docente, começado já desde os anos de seminário, desempenhando-se em seguida como professor em várias instituições.

Foi discípulo de duas grandes glórias da Igreja na Argentina, os padres Julio Meinvielle e Leonardo Castellani. De ambos têm formosas lembranças, assim como de quem foi o seu diretor espiritual, o Pe. Pablo Di Benedetto. Do Pe. Castellani dizia: «Foi um apaixonado. Um amante apaixonado do Verbo feito carne. (…) Sua pessoa se eleva gigantescamente em meio do achatamento planetário deste tempo indigente. Foi autêntico! Foi coerente! Chamou as coisas por seus nomes! Foi valente! Arriscou-se por aquilo que amava! Foi magnânimo! Foi nobre! Enfim, foi sacerdote, guerreiro e poeta, porque contemplou, brigou e cantou!».

Não economiza tampouco elogios ao falar do Pe. Meinvielle: «E se foi impertérrito, durante quase cinquenta anos, se manteve “firme en la brecha” (Sal 106, 23), quer dizer, se esteve sempre preparado e disposto para combater os combates de Deus, foi porque sua alma se alimentava, assiduamente, na contemplação de Jesus Cristo, o Logos feito carne: em Si mesmo, em sua Igreja, na Eucaristia, em cada homem. Se alguém, para reprimir sua inquebrantável fortaleza, lhe tivesse aconselhado que se contentasse com celebrar a Missa, teria respondido como fez Frei Francisco de Paula Castañeda: “É precisamente a Missa o que me aviva, e me arrasta, e me obriga à luta incessante”».

Mais: http://verboencarnadobrasil.org/nosso-fundador/
         www.padrebuela.com.ar

ROMARIA AO SANTUÁRIO DE APARECIDA




     A Família Religiosa do Verbo Encarnado realizou uma Romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida para comemorar os 30 anos de existência do Instituto.

     Aconteceu neste Sábado, dia 08 de Março, e contou com a presença de pelo menos 400 peregrinos dentre os quais se encontravam famílias de nossas paróquias, casas de formação do Instituto, religiosas e seminaristas maiores.

     A peregrinação contou com a presença abençoada do padre Pe. Fábio Cosme, Pe. Luiz Fernando e Pe. Marcelo. Além do mais, a presença do Seminário Menor São Tarcísio acompanhado do Pe. Maciel, que destacou: " Nunca me senti tão em casa em Aparecida, com a presença preciosa da Mãe e também de tantos irmãos na fé e amigos de nossas paróquias  que vieram para manifestar o amor e carinho à ela."

   

 Depois da Santa Missa presidida pelo reitor do Santuário, o Pe. Domingos Sávio (redentorista), pudemos ter um momento para conhecer os magníficos encantos nos arredores do Santuário.
      Bendigamos ao Senhor por esta particular graça enquanto nos preparamos para celebrar o aniversário do Instituto do Verbo Encarnado.

     Deus abençoe a todos.

Encontro de Professores



     Nesta última sexta-feira fomos premiados com uma  graça muito particular. A visita do grupo de formadores da Escola Joaquim Cruz em nossa casa, que fizeram o encerramento do ciclo de reuniões de coordenação que começaram quarta-feira na escola. Estavam presentes cerca de 35 professores, a diretora Edna e a coordenadora Benedita que trataram de temas particulares da escola. Além do mais, para a ocasião, também estava presente a coordenadora da supervisão de ensino da regional-sul3.
     O padre Maciel fez uma apresentação da missão do Instituto do Verbo Encarnado e do seminário, agradeceu e parabenizou os professores pelo trabalho que realizam, muitas vezes fazendo papel de pai e mãe de muitos alunos.  "É sempre uma alegria imensa receber pessoas que tem um compromisso fundamental para com a nossa cultura e uma importância vital para a sociedade, já que muitos professores acabam participando de modo decisivo na vida de muitos jovens".
    Falou da importância de trabalharmos juntos já que temos o mesmo fim e missão: a educação da juventude.
       Na ocasião,o padre presenteou os professores e, também, a escola com um lindo quadro."Sempre desejei um momento assim, tão precioso, com pessoas tão importantes, e espero que este dia possa ter estreitado os laços de amizade e compromisso entre nós"." Muitíssimo obrigado a todos vocês e que Deus os abençoe".
     

Deus chama alguns desde cedo à ser outros Cristos


O Sacerdote é chamado a ser outro Cristo no mundo, levando o Evangelho, ensinando, cuidando dos enfermos e dos pobres, abençoando, celebrando a Eucaristia e perdoando os pecados. Os seminaristas que estão se formando para viver esta graça, desde cedo, precisam dá este testemunho diante de Deus e do mundo, afinal de contas, esta é sua vocação.

            O que serão estes servidores de Deus, escravos e filhos de Maria? perguntava São Luiz Maria de Montfort:

Serão um fogo abrasador, ministros do Senhor que ascenderão por todas as partes o fogo do amor divino.

Serão flechas agudas na mão poderosa de Maria para atravessar a seus inimigos...

Serão filhos de Levi, bem purificados pelo fogo de grandes tribulações e muito aderidos a Deus. Levarão no coração o ouro do amor, o incenso da oração no espírito, e no corpo, a mirra da mortificação.

Serão em todas as partes o bom odor de Jesus Cristo para os pobres e os pequenos...

Serão nuvens tronantes que voarão pelos ares ao menor sopro do Espírito Santo. Sem apegar-se a nada, nem assombrar-se nem inquietar-se por nada, derramarão a chuva da palavra de Deus e da vida eterna... (São Luiz de Montfort).

“Serão sacerdotes para sempre”.

Rezemos pelas vocações